Procrastinação – Como vencer em 3 dicas matadoras

A procrastinação é um desafio que temos todos confrontados em um momento ou outro de nossas vidas. Durante nossa existência como os seres humanos temos lutado para atrasar, evitar e adiar assuntos que são importantes para nós e nos perguntado como vencer a procrastinação.

Nos nossos dias mais produtivos, quando descobrimos temporariamente como parar de procrastinar , nos sentimos satisfeitos e realizados. Este artigo, fala sobre como fazer com que esses raros momentos de produtividade se repitam com mais frequência e sejam mais rotineiros.

O objetivo deste guia é destruir a ciência por trás da razão pela qual procrastinamos, compartilhar as estruturas comprovadas que você pode usar para superar a procrastinação e usar as estratégias que permitirão que você tome medidas para alcançar nossos objetivos.

O que é procrastinação?

procrastinação

Vamos começar esclarecendo o básico. O que é procrastinação? O que significa deixar as coisas para depois? O que exatamente enfrentamos?

Os seres humanos vêm procrastinando há séculos. O problema é tão atemporal, que filósofos gregos antigos, como Sócrates e Aristóteles, desenvolveram uma palavra para descrever esse tipo de comportamento: Akrasia.

Akrasia é o estado de agir contra o seu melhor julgamento. É quando você faz uma coisa, embora saiba que deve fazer outra. Em outras palavras, alguém poderia dizer que a Akrasia é procrastinação ou falta de autocontrole.

Esta é uma definição mais moderna:

 

Procrastinação é o ato de atrasar ou adiar uma tarefa ou conjunto de tarefas. Portanto, se você se refere a ela como procrastinação ou acrasia ou qualquer outra coisa, é a força que impede você de avançar com o que se propõe a fazer.

procrastinação

Por que procrastinamos?

As definições são boas e tudo mais, mas por que procrastinamos? O que está acontecendo no cérebro que nos faz evitar as coisas que sabemos que devemos fazer?

A pesquisa em psicologia comportamental revelou um fenômeno chamado “inconsistência no tempo”, que ajuda a explicar por que o adiamento parece nos arrastar, apesar de nossas boas intenções. Inconsistência temporal refere-se à tendência do cérebro humano de optar por recompensas imediatas ao invés de recompensas futuras.

A melhor maneira de entender isso é imaginar que você tem dois egos: seu Presente Eu e seu Futuro Eu. Quando você estabelece metas – como perder peso, escrever um livro ou aprender um idioma – você está fazendo planos para o seu Futuro Eu. Você está imaginando como deseja que sua vida seja no futuro.

Os pesquisadores descobriram que, quando você pensa sobre o seu Futuro Eu, é bastante fácil para o seu cérebro ver o valor de tomar ações com benefícios a longo prazo. Seu futuro eu valoriza recompensas de longo prazo.

No entanto, enquanto o Futuro Eu pode estabelecer metas, apenas o Presente Eu pode agir. Quando chega a hora de tomar uma decisão, você não está mais tomando uma decisão para o seu Futuro Eu. Agora você está no momento presente e seu cérebro está pensando no agora, o que leva a gratificação instantânea, não a recompensa a longo prazo.

Assim, o Presente Eu e o Futuro Eu discordam frequentemente um do outro. O futuro você quer estar em forma, mas o presente quer uma recompensa imediata. Claro, todo mundo sabe que você deve seguir uma alimentação saudável hoje para evitar excesso de peso em 10 anos.

O problema é que as consequências, como o risco aumentado de diabetes ou insuficiência cardíaca, estão a anos de distância e não temos consciência disso.

Seu cérebro valoriza os benefícios a longo prazo quando eles estão no futuro (amanhã), mas valoriza a gratificação imediata quando no momento presente (hoje).

Como agir e evitar a procrastinação.

Você não pode confiar nas consequências e recompensas de longo prazo para motivar o Eu Presente. Ao invés disso, você precisa encontrar uma maneira de levar recompensas e punições futuras para o momento presente. Você precisa fazer com que as consequências futuras se tornem presentes.

É exatamente isso que acontece durante o momento em que finalmente vamos além da procrastinação e agimos. Atravessamos a linha que separa a procrastinação da ação.

Por exemplo, digamos que você tenha um relatório para escrever. Você sabe disso há semanas e continua adiando dia após dia. Você sente alguma angústia e ansiedade persistentes ao pensar neste trabalho que precisa escrever, mas não é o suficiente para fazer algo a respeito.

Então, de repente, um dia antes do prazo final, as consequências futuras se tornam consequências presentes e você escreve esse relatório horas antes do prazo. A angústia do adiamento finalmente se intensificou e você cruzou a linha para passar da procrastinação para a ação.

Assim que você cruza a linha de ação, a angústia começa a diminuir. De fato, estar no meio da procrastinação costuma ser mais doloroso do que estar no meio de fazer o trabalho.

A culpa, a vergonha e a ansiedade que você sente ao deixar as coisas para depois são geralmente piores do que o esforço e a energia que você tem que colocar enquanto trabalha. O problema não é fazer o trabalho, é começar o trabalho.

Se quisermos parar de adiar, precisamos facilitar o máximo possível para que o Presente eu possa começar e confiar que a motivação e o momento virão após o início. A motivação geralmente vem após o início, não antes.

Como parar de procrastinar agora

Procrastinação - Como vencer em 3 dicas matadoras 1

Existem várias estratégias que podemos usar para interromper a procrastinação. A seguir, será explicado cada conceito e depois apresentados alguns exemplos de cada estratégia.

Opção 1: torne as recompensas de agir mais imediatas

Se você puder encontrar uma maneira de tornar os benefícios das opções de longo prazo mais imediatos, será mais fácil evitar a procrastinação. Uma das melhores maneiras de trazer recompensas futuras para o momento presente é com uma estratégia conhecida como um grupo de tentações.

O agrupamento de tentações envolve combinar comportamento que é bom para você a longo prazo com comportamento que faz você se sentir bem a curto prazo.

O formato básico é: Faça o que você adora enquanto você faz o que está procrastinando.

Por exemplo:

  • Ouça os podcasts que você gosta enquanto se exercita
  • Ouça sua banda preferida enquanto estiver fazendo tarefas domésticas.
  • Coma no seu restaurante favorito quando precisar fazer uma reunião com alguém que você não gosta muito.
  • Só coma no seu restaurante favorito ao conduzir sua reunião mensal com um colega difícil.

Opção 2: tornar as consequências da procrastinação mais imediatas

Existem muitas maneiras de se forçar a pagar o preço da procrastinação mais cedo ou mais tarde.

Por exemplo, se você estiver se exercitando sozinho, pular o treino na próxima semana não afetará muito sua vida. Sua saúde não se deteriorará imediatamente, porque você perdeu esse treinamento. O preço do adiamento do exercício só se torna doloroso após semanas e meses de comportamento preguiçoso.

No entanto, se você se comprometer a se exercitar com um amigo às 7 horas da manhã da segunda-feira seguinte, o preço de pular suas atividades físicas se tornará mais imediato. Você se sentirá mal por deixar seu amigo plantado, além de não seguir o treinamento.

Outra estratégia comum é usar fazer uma aposta. Se você não fizer o que diz que fará, perde dinheiro. A ideia é criar uma nova consequência que aconteça se você não fizer o que precisa fazer agora.

Opção 3: tornar a tarefa mais simples e viável

Como foi mencionado acima, há um atrito causado pelo adiamento que geralmente se concentra no início do comportamento. Quando você começa, geralmente é menos doloroso continuar trabalhando.

Esse é um bom motivo para reduzir o tamanho de suas tarefas, porque, se suas atividades forem pequenas e fáceis de começar, será menos provável que você adie.

Uma das maneiras de facilitar tarefas é usar a Regra dos 2 Minutos. A ideia é facilitar o início da tarefa e confiar que o momento o levará mais longe na tarefa após o início. Depois de começar a fazer algo, é mais fácil continuar fazendo.

A regra dos 2 minutos supera a procrastinação e a preguiça, tornando tão fácil começar a agir que você não pode dizer não. Outra ótima maneira de tornar as tarefas mais viáveis ​​é decompô-las.

Por exemplo, imagine que você deseja escrever um livro. Ao invés de medir seu progresso nos capítulos finais, você pode medir em intervalos de 15 minutos.

Você define uma meta de 100 palavras a cada 15 minutos e, a cada 15 minutos, você tem esse sentimento de satisfação e conquista. Por outro lado, pensar em escrever durante esses 15 minutos custa menos do que pensar em escrever um livro inteiro.

Tornar suas tarefas mais viáveis ​​é importante por dois motivos:

Pequenas medidas de progresso ajudam a manter a dinâmica a longo prazo, o que significa que é mais provável que você conclua grandes tarefas.

Quanto mais rápido você concluir uma tarefa produtiva, mais rápida será a sua atitude de produtividade e eficiência. Além disso, a velocidade com que você completa sua primeira tarefa do dia é de particular importância para superar a procrastinação e manter o alto desempenho produtivo dia após dia.

Leave a Reply