Foco – O Que é? 10 Dicas de como melhorar

Nosso tempo de concentração está diminuindo, mas o foco é um músculo que você pode desenvolver se trabalhar nele. O ser humano tem em média um período de atenção de oito segundos.

Esse número foi reduzindo ao longo dos anos devido à nossa conexão digital e ao fato do cérebro estar sempre procurando o que há de novo e o que se seguir.

A concentração é um músculo e você pode construir. Muitas pessoas mantém a ideia de que simplesmente não são focadas, e isso se torna uma profecia autorrealizável. Depois de desistir dessa crença errada, você pode adotar uma metodologia muito mais realista para desenvolver a concentração.

O que é foco ou concentração?

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Estar focado ou ter foco é o ato de manter a atenção em uma atividade específica, eliminando completamente qualquer tipo de distração que possa desviar ou capturar este estado de alerta.

Com uma combinação de mentalidade e ferramentas, é possível configurar um ambiente que promova a concentração com alguns truques e dicas que eliminam as distrações e fazem você prestar atenção ao precisa fazer.

“Desligue” as distrações

A vida digital que levamos nos enche de dispositivos que lutam para chamar nossa atenção, como o telefone celular ou o computador. As redes sociais nos tomam muito tempo e há pessoas ousadas que combinam tudo de uma vez.

Então, o conselho é muito simples se você deseja produzir e terminar o trabalho, desligue seus gadgets. Não há como voltar ao passado.

Ligar o celular enquanto você tenta trabalhar significa ficar distraído e estressado, pois você sempre recebe uma ligação ou mensagem em qualquer momento.

Se você dirigir um carro e atender uma ligação ou ver uma mensagem, isto pode ter leves efeitos colaterais como até mesmo, a morte… Se você estiver comendo ou em uma reunião com alguém (não importa quem), é grosseria total e muito mal-educado interromper a reunião para atender e conversar pelo  telefone.

Em relação às redes sociais, elas podem ser ferramentas de comunicação muito eficazes, mas seja honesto. A maior parte do que lemos no Twitter e no Facebook é “Estou tomando café” ou “o céu está azul”. São mensagens irrelevantes que tudo que fazem é levar nosso tempo, porque passamos o dia todo as lendo.

Por que não limitar o tempo de mídia social a apenas uma hora por dia? Você não seria mais produtivo se seguisse apenas informações relevantes?

O Twitter e o Facebook são maravilhosos para contato rápido com nossos amigos e familiares. Você também pode organizar eventos para passar o tempo com eles. Se o que você precisa é entregar seu trabalho dentro do prazo, as redes não são eficazes.

Encontre um lugar para trabalhar e estudar em silêncio

Por mais que seu chefe insista que aquecer o assento por 12 horas é a melhor coisa para ser produtivo, isso não faz você trabalhar mais ou mais focado.

Há momentos em que ficar em casa e para avançar no trabalho e funciona porque você não tem barulho do escritório ou da rua. Ninguém interrompe. Tanto quanto possível, tente negociar o trabalho em casa ou talvez trabalhar em um café seja mais produtivo.

Se sair do escritório não for uma opção, peça que lhe emprestem a sala de reuniões para trabalhar sozinho por algumas horas. Ficar desconectado por duas horas não afetará você. O mesmo vale para os estudos

Organize seu dia

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Uma grande fonte de tensão é começar a trabalhar ou estudar sem rumo. Saber que você precisa entregar um relatório ou estudar para uma prova não é suficiente, pois consiste em muitas partes pequenas.

Se você demorar alguns minutos da manhã para fazer uma lista de tarefas, será um benefício maior para você, pois você pode atribuir tempo para as coisas.

Ser organizado com sua lista de ações dá foco e você não precisa de mais do que uma folha de papel e um lápis. Desativar distrações e ordenar suas tarefas fará de você uma pessoa muito mais produtiva.

Durma e coma bem

Ficar acordado até tarde da noite quando você pode assistir TV ou conversar com um amigo pelo telefone é prazeroso. Se você gosta de ler, também é à noite que se pode apreciar mais um livro.

O problema é que na manhã seguinte, sua mente está em péssimas condições para ser produtiva. Você se distrai com muita facilidade e, de certa forma, tudo que você quer é terminar o dia para ir para casa dormir.

Esse fato é uma enorme fonte de distrações, porque você não se concentra em nada. À medida que você vai se cansando, sua mente começa a sonhar acordada e em alguns segundos você perde a noção do que está fazendo. As coisas também são esquecidas com muita facilidade.

A melhor maneira de evitar isso é respeitar as horas de sono. Se 6 horas forem suficientes, programe suas atividades para poder dormir 6 horas. Uma condição que também o faz à imaginação vir à tona é a fome.

Quase todas as pessoas têm comportamentos de auto-sabotagem: dormem pouco, acordam tarde e saem de casa sem café da manhã. Com vem mais um problema, porque o café da manhã fornece energia para o dia.

Você já reparou que bebe mais café ou refrigerante quando não toma o café da manhã? Isso ocorre, porque seu corpo está com fome, mas é um sentimento tão primitivo que o cérebro o confunde com sede.

A recomendação é que você se levante cerca de 20 minutos antes para ter tempo para o café da manhã. Não é um pretexto que 20 minutos não sejam suficientes.

Preparar o café da manhã diariamente com dois ovos, pão, queijo e café é possível, em apenas 13 minutos. Além disso, economizará muito dinheiro se toma o café da manhã fora de casa.

Meditar

A meditação é um processo mental pelo qual ficamos calmos e focados. Parece mentira, mas gastar 10 minutos por dia para ficar sozinho com a mente traz muitos benefícios para o seu dia. Um deles é uma melhor concentração.

Para meditar, não é necessário ir a um centro budista, fazer yoga ou algo assim. Basta sentar na sua sala de estar, tomar uma xícara de chá ou café e aproveitar esse momento.

A ação de meditar é a concentração por si só. Se bebermos um chá, devemos estar 100% conscientes desse momento. Como é o sabor do chá? Que sensações produzem no seu paladar? Está muito quente? O açúcar afeta a consistência?

Fazer a si mesmo essas perguntas sobre uma xícara de chá pode parecer bobagem, mas você está realmente praticando a concentração. Você se torna corpo e alma com sua xícara de chá.

Fazer isso diariamente, por 10 minutos, melhorará sua concentração e ajudará você a ficar calmo.

Foque em um objetivo

Metas são uma parte inseparável de nossa vida, estudos e trabalho. Elas são a nossa motivação, mas no mundo de hoje, pode ser difícil manter o foco e alcançar. Existem muitas distrações que atraem nossa atenção para uma direção diferente.

Atingir uma meta pode ser um trabalho árduo. Às vezes, exige muito esforço e é fácil perder o foco. Anotar essas metas pode ajudá-lo a manter o foco e sempre alcançar seus objetivos.

Escreva seus objetivos e siga um plano

Os objetivos podem parecer uma coisa abstrata. É mais fácil visualizar e alcançá-los quando estão escritos em papel (ou computador). É a primeira coisa que você deve fazer para alcançar seus objetivos. Escreva todos os detalhes para chegar a eles totalmente e use todo o potencial.

Além, procure analisar o progresso diariamente. Você pode criar um diário no qual vá relatando o status de suas metas. Com isso, você sempre permanecerá focado e saberá a que distância está de seus objetivos.

Prepare seu cérebro

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Antes de uma tarefa, acalme seu cérebro. Reserve um ou dois minutos para se sentar em uma posição confortável e respirar profundamente pelo diafragma.

Você não precisa sentar de pernas cruzadas ou cantar. Deixe seu corpo se acalmar antes de começar a estudar ou trabalho. Você descobrirá que isso realmente ajuda você a se concentrar.

Torne-se um administrador melhor do seu tempo

O próximo passo para manter o foco e sempre alcançar os objetivos é aprender a gerenciar seu tempo. É bom começar com a anotação e observação das suas atividades do dia a dia.

Isso fornecerá a você uma visão das atividades produtivas e não produtivas que você pode estruturar para aumentar sua produtividade. Tenha sempre esse caderno à mão.

Esse caderno lhe permitirá gerenciar relatórios por pessoas, tarefas, projetos, orçamento ou dias, acompanhe as horas de trabalho e estudos reais.

Uma coisa de cada vez…

Conjunto com as dicas mencionadas aqui, tente evitar a multitarefa. Faça uma coisa de cada vez. Comece com coisas menores para aquecer seu cérebro e preparar para projetos maiores. Você verá em um instante a rapidez com que alcançará seus objetivos.

Observe também que a cada vez que você tenta fazer várias tarefas ao mesmo tempo algo dá errado e você tem de refazer algum passo.

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