Se você é um profissional de marketing digital ou produz conteúdo para web, com certeza já ouviu falar Insights de palavras-chaveuma ferramenta projetada para ajudar empresas e produtores de conteúdo web a otimizar seus SE ISSO e obter melhores resultados orgânicos nos motores de busca.
Todos os dias, muitos profissionais usam a ferramenta para criar conteúdo online e realizar pesquisas de palavras-chave para identificar o conteúdo a ser criado com base em cluster de palavras-chave.
No entanto, em um esforço recente, a Keyword usou clusters de palavras-chave para identificar o conteúdo a ser eliminado – o oposto de como eles usam essa estratégia – e alcançou resultados fantásticos: um aumento de 110% no tráfego orgânico através da redução da canibalização de conteúdo!
Primeiramente, o que é canibalização de conteúdo?
A canibalização de conteúdo ocorre quando você tem várias páginas segmentando palavras-chave iguais ou semelhantes, fazendo com que esse conteúdo concorra entre si pelas classificações do Google e, consequentemente, degradando o desempenho orgânico do seu site.
Digamos que você tenha dois posts sobre o mesmo tópico. Algoritmo do LinkedIn, por exemplo. Nesse caso, o Google não consegue identificar qual dos artigos deve ter a classificação mais alta para uma consulta de pesquisa específica. Como resultado, ambas as postagens provavelmente terão uma classificação baixa, o que significa que você não poderá classificar consistentemente bem para uma ou outra.
Outro problema causado pela canibalização é que, dependendo do site e do tipo de estrutura da página, sites maiores podem inflar desnecessariamente sua contagem de páginas e diminuir a eficiência de rastreamento/orçamento de rastreamento.
E nesse ponto, a Keyword foi capaz de pegar a contagem de URL de um site e reduzi-la em cerca de 15 milhões, aumentando o tráfego orgânico em 110%.
O caso de um site imobiliário dos EUA…
O cliente que ajudou a Keyword a obter esses resultados foi um importante site imobiliário dos EUA. Os tipos de consultas que eles queriam classificar eram os seguintes:
- Vende-se casas na Califórnia
- Casas de 2 quartos à venda na Flórida
- Cabanas de madeira para venda em Boulder
- Casas coloniais à venda em Orange Country
Depois de tentar diagnosticar os problemas rastreando o site, a equipe de palavras-chave concluiu que essa empresa criou um “tipo de propriedade” para cada palavra-chave em seu mecanismo de pesquisa. palavras-chaveo que significava que eles tinham mais de 400 tipos de propriedade, incluindo:
- Vende-se casas em…
- Imóvel à venda em…
- Cabanas de madeira à venda em…
- Cabanas de madeira à venda em…
Dessa forma, sites imobiliários foram criados para cada estado, cidade e bairro dos EUA, resultando em milhares e até milhões de sites extremamente semelhantes e potencialmente ambíguos, como: B. “Imóveis à venda” e “Casas à venda”.
Isso levou à hipótese de que eles canibalizaram o conteúdo, além de uma quantidade significativa de URLs desnecessário ser rastreado pelos motores de busca.
O que tem sido feito para aumentar os resultados de tráfego orgânico desta empresa?
O primeiro passo foi baixar uma lista de todos os tipos de propriedades que o cliente tinha e anexar a frase “à venda na Califórnia” para atribuir um estado aos pedidos para facilitar o processo de listagem.
Assim, a lista de pesquisa fica assim:
- Vende-se casas na Califórnia
- Venda de imóveis na Califórnia
- Casas de 2 quartos à venda na Califórnia
- Casas coloniais à venda na Califórnia
etc.
Pouco tempo depois, essas informações foram carregadas no Keyword Insights e selecionadas de seus agrupamentos e classificações. Ou seja, os resultados da pesquisa foram analisados e agrupados em segmentos na mesma página.
Por exemplo, se “Imóveis da Califórnia à venda” e “Imóveis da Califórnia à venda” aparecerem no mesmo cluster, apenas uma página deverá ser segmentada e não duas, como o cliente normalmente fazia.
As classificações e os URLs de classificação também foram analisados e revelaram que havia várias categorias de conteúdo que mostravam muita canibalização ocorrendo entre elas. Um exemplo disso é a captura de tela feita pela equipe de palavras-chave mostrando as primeiras 30 páginas de tipo de propriedade.
Na coluna da direita, vemos os tipos de propriedade sugeridos pelo Keyword Insights para rolar para o tipo de propriedade na coluna da esquerda.
Foi assim que a equipe fez Reduza as páginas de tipo de propriedade de 413 para 85resultando em uma redução de cerca de 15 milhões de URLs e um aumento de 110% no tráfego orgânico!
Que lições podemos aprender com este caso?
A canibalização de palavras-chave é muito ruim para o desempenho orgânico do seu site. No entanto, lembre-se de que você só tem um problema real com o qual se preocupar quando várias páginas segmentam a mesma palavra-chave, o que pode ser mais comum em sites de negócios maiores.
No entanto, para identificar problemas de canibalização em seu site ou blog, você pode começar com a inspeção de conteúdo. Este é o primeiro passo para quaisquer alterações e ajustes em seu site.
Se você percebeu que seu tráfego está sofrendo com a canibalização de conteúdo e quer mais dicas para melhorar seu site, temos uma conteúdo com mais 6 dicas sobre como corrigir a canibalização em seu site.